quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Os Nacirema !



Este texto trata de um povo um tanto diferenciado , Os Nacirema . Um povoado bastante numeroso, porém pouco conhecido ou na verdade mais desapercebido. Durante o tempo que estive com eles pude acompanhar a rotina de uma parte de sua sociedade. Então percebi que vivem em habitações que abrigavam um núcleo familiar bem restrito , quase sempre apenas pais e filhos e em alguns casos apenas pai e mãe, os mais velhos quando não podem mais contribuir com a força física a sociedade são isolados em recintos onde são preparados para a morte , la ficam por alguns anos ate que partem dessa vida.
  O ritual citado nos parece um pouco cruel , mas se olhando ao ponto de vista nacirema, uma vez que sua sociedade se preocupa muito comas atividades económicas exercidas. Esse povo e bem conhecido pelo seu forte comercio de produtos por eles mesmos produzidos. Notamos também que alguns desses produtos tem valor diferenciado , mesmo que tenham qualidade e funcionalidade semelhante. Exemplo disto esta em suas vestimentas as quais representam divindades diferentes , mems o que apresentam o mesmo material e finalidade , são diferenciados por pintura , aqueles que tem mais posses idolatram deuses conhecidos e por isto mais valiosos.
   Tais divindades exercem uma influencia maléfica nas mentes dos naciremas principalmente nos que estão ingressando na fase adulta (entre 12 -18 anos ) a ponto deles fazerem coisas as quais a sociedade de um modo geral condena , como roubos , e em casos extremos assassinatos para poderem adquirir uma peça desta vestimenta sagrada .
  Os nacirema se preocupam muito com sua aparência e controem em suas casas pequenos santuários de adoração ao seu corpo . Embora suas casas sejam de suas famílias , os rituais nestes santuários são feitos de forma individual. Apenas as crianças em fase de iniciação são acompanhadas por um adulto , quase sempre a mãe.
  Para este santuário são reservados as mais ricas pedras de cobertura para paredes , desde modo ate as mais toscas moradias preocupam - se em enfeita-las para acontentar seus deuses . O ponto principal do templo sagrado e uma pequena caixa embutida na parede onde apresentam geralmente um superficie refletora. Nelas são guardadas inúmeras poções e encantamentos que eles acreditam serem essenciais para sua sobrevivencia. Ali estão acomodados essências oufativas que disfarçam seus odores naturais repugnados em sua sociedade , as mulheres guardam ali poções da juventude pois preocupam- se em retardar ao máximo o ciclo natural em seus corpos . Os homens por sua vez guardam no inteiros da caixa laminas que utilizam para raspagem dos pelos faciais que parecem não serem bem vistos pela sociedade.
 Logo abaixo da caixa de superfície refletora encontra-se uma pequena pia bastimal, onde todos os dias pela manha , os moradores da casa , um a um , se purificam lavando seus rostos m com água ao mesmo tempo que reverenciam seu deus da caixa.
  Outro ponto que chama atenção nesse povo e a relação entre os jovens em faze de aprendizagem . Durante parte do dia são obrigados a ficaram enclausurados em um templo do saber , onde os sacerdotes que detém o saber da humanidade se preocupam em convence- los que assuntos que não os interessam são necessários a sua vida social. Porem pouco adianta , pois apenas apresentam satisfação quando estão isolados em casa , frente a um equipamento luminoso quadrado onde expressam seus reais sentimentos , acreditam também que por meio destes possam ser compreendidos a distancia por seus companheiros de enclaustramento .


(P.S : Nacirema = americaN )

Nenhum comentário:

Postar um comentário